
Resenha de Livro: Manual de Aviação Agrícola
Criado logo após o encerramento das atividades do Curso de Aviação Agrícola (CAVAG) da Fazenda Ipanema, do antigo CENEA - Centro Nacional de Engenharia Agrícola, o CAVAG da Aero Agrícola Santos Dumont é hoje o centro de formação de pilotos agrícolas com mais tempo de atividade. Fundado no início da década de 1990 pelo legendário Cmdt. Laudelino Bernardi, já falecido, o CAVAG da Aero Agrícola Santos Dumont hoje segue sob a liderança de seu filho Pelópidas Bernardi.
Pelópidas participou desde o início da organização dos cursos, ele próprio sendo piloto agrícola, além de ter uma formação multidisciplinar em aviação e direito. Hoje, Pelópidas coloca toda a experiência da Aero Agrícola Santos Dumont na formação de mais de 1.140 pilotos agrícolas neste Manual de Aviação Agrícola.
Destinado a ser livro-texto para o CAVAG da Aero Agrícola Santos Dumont e assim fartamente ilustrado, a obra é um compêndio bastante abrangente sobre a aviação agrícola, incluindo sua história, legislação, cálculos de volume/vazão, planejamento operacional, equipamentos agrícolas, DGPS, formação de custos e uma extensa listagem de aeronaves agrícolas já produzidas e em produção, incluindo drones.
Inclui também ampla informação sobre os cursos oferecidos pela Aero Agrícola Santos Dumont, bem como sua história. O livro certamente será do interesse dos candidatos a ser pilotos agrícolas, bem como dos ex-alunos daquele CAVAG.
Manual de Aviação Agrícola
Manual de Aviação Agrícola


Manual de Aviação Agrícola - Vídeo 03

Manual de Aviação Agrícola - Vídeo 05

Manual de Aviação Agrícola - Vídeo 04

Manual de Aviação Agrícola - Vídeo 02
